Confira abaixo o bate-papo e algumas obras dele :
Bom para começarmos quando você começou a fazer seus quadrinhos ?
Comecei a desenhar as primeiras tiras em meados de 2004. Em 2007 lancei meu primeiro fanzine em 2008 o segundo e desde de lá não parei mais de produzir,hoje tenho mais de 170 tiras desenhadas.
Da onde surgiu essa a idéia ?
Eu sempre gostei de histórias em quadrinhos, e queria fazer super heróis,então um dia um amigo meu Clayton Cassiano estava me dando umas aulas de desenho e decidiu fazer um concurso de tiras, e ai foi onde desenhei minhas primeiras tiras. Fiquei um tempo parado e depois fui pela primeira vez em 2006 ao troféu HQ Mix com um amigo, outro cartunista chamado Well Gama da mesma cidade que eu Ferraz de Vasconcelos, então decidi que queria participar do evento, em 2007 no ano seguinte eu já estava lá com meu zine de 20 tiras e distribui para artistas como o Spaca ,Allan Sieber Angeli entre outros.
Alguém ou algo te inspirou a começar ?
Comecei a desenhar em 2002 num curso ministrado por Celso amaro meu mestre.
Lá aprendi a técnicas de arte final copistas luz e sombra lápis de cor e nanquim, lógo sairão nas bancas revistas com cursos de desenho então eu comprei.
Meu irmão mais velho sempre desenhou mangá e também aprendeu tudo que sabe em revistas de curso só que como seu trabalho éra mangá eu não me interessava, pois minha paixão eram os comics americanos,hoje sou fã de quadrinhos como preacher,100 balas e no estilo da revista tarja preta.
Tem algum autor ou desenhista que você se inspira ?
Cara eu acho o trabalho de muitos por aí muito bom, nomes como Jim Lee , Roger Cruz , Joe Madureira já foram grandes inspirações no passado, até um tempo atrás eu gostava dos trabalhos de Matias Max , Allan Sieber e Laerte. Só que hoje enjoei do trabalho destes caras atualmente eu só admiro dois grandes gênios: Will Eisner por tudo que ele fez e Allam Moore por seus roteiros.
Quantas historias você já produziu ?
Mais de 170 tiras, e uma base de mais de 10 roteiros prontos e mais de 50 resumos de roteiros onde eu escrevo a idéia principal da trama seu começo meio e fim quero por todos estes roteiros para ser desenhados por isso qualquer artista que se Interessar em desenhar ou conhecer um roteiro meu basta entrar em contato.
Entre essas tiras e histórias você tem alguma favorita ?
A maioria eu já esqueci, e creio que quando for começar a mandar para desenhistas eu irei rescreve-las, não porque elas estejam ruins mas porque eu gostaria de dar uma atualizadas nelas,colocar recursos que só aprendi agora e etc.
Mas tem uma história que eu gosto muito em especial, que são de poucas paginas e narra os momentos finais de um trabalhador escravo do norte do pais que decidiu pegar em armas para mudar sua situação e de seus próximos ,por essa revolta e luta contra o sistema dos latifundiários e outros fazendeiros, ele é cassado mas apesar de a história falar dos seus últimos momentos ele não morre na mão de seus inimigos e seu fim é bem mais honroso.
Você já consegue ganhar dinheiro com seus quadrinhos ?
Meu último fanzine tem 15 tirinhas, é uma folha de sul fite com frente e verso dobrada ao meio da qual eu tiro cópias de Xerox. Pra mim continuar tirando cópias delas eu faço o seguinte, vou a eventos de quadrinhos, filas de cinema, portas de teatros, barzinhos a noite na galeria do rock e escolho uma pessoa e dou um fanzine para ela, converso por alguns minutos falando do fanzine que pretendo dar aulas e que distribuo o fanzine para que todos tenham acessos ao quadrinhos independentes de sua posição social e tal, por ultimo digo a pessoa que eu faço uma arrecadação de dinheiro para que seja possível tirar novas cópias do fanzine e pagar as despesas que eu tenho com essa distribuição, a pessoa em geral dão alguma moeda tipo 50 centavos 1 real de vez enquando mais por noite eu consigo arrecadar na faixa de 10 a 20 reais.
Atualmente estou pensando em abrir espaço no meu zine para anunciante mas precisaria de uma pessoas que conseguisse vender os anúncios para os comerciantes.
Alguma editora ou alguém já te procurou pra produzir algo seu ?
Ninguém, mas até umas semanas atrás um amigo de um site estava me convidando para publicar em seu site, só que ele tomou chá de sumiço, tirando isso eu publiquei um cartoon e uma tira em 2005 na extinta revista de quadrinhos de minha cidade a Caostidiano. Gostaria de mandar um salve para todos os artistas que participaram dela como Cleyton Cassiano , Well Gama, Deto Silva, Marcio o Mago e Onézio Cruz.
Você planeja seguir a carreira de quadrinista ?
Não sei até quando vou continuar fazendo quadrinhos, no passado eu lia qualquer revista em quadrinhos hoje só gosto de zines e poucas revistas profissionais me agrada, se eu não conseguir mudar a qualidade dos quadrinhos que estão sendo publicados atualmente, se não aparecer nenhum artistas que revolucione os quadrinhos para mim ler e gostar provavelmente eu enjoarei dos quadrinhos e seguiria uma carreira de musica, literatura, teatro ou até cinema.
Só que eu gosto muito dos meus quadrinhos em particular e dificilmente irei parar de produzir posso até parar de ler ou de publicar mas pretendo produzir e deixar para as futuras gerações publicarem.
No Brasil tem como viver só de Quadrinhos ?
Estou por fora disso, só que ao que tudo indica Mauricio de Souza vive muito bem de quadrinhos, Ziraldo, Laerte e outros quadrinistas também vivem de quadrinhos. O que estraga no Brasil é o mercado é digamos que burgues ou oligarquico ele está fecha a uma elite intelectual que não é quase nada acessível a outros artistas publicarem seus trabalhos,vejamos nos maiores prêmios de HQ no Brasil os vencedores são sempre os mesmos ,sempre os dinossauros caducos que já deixaram de produzir algo bom a muito tempo e que não sei por que continuam a receber estes prêmios.
Não vou fazer mais comentários pois sou um artista iniciante e minha opinião, denuncia minha verdade póde incomodar algumas pessoas do circuito e pode ser que élas me excluam mais ainda do circuito por que é esse o tipo de coisa que acontece no Brasil.
Pra quem quer começar a fazer suas próprias obras, que mensagem de incentivo você deixa ?
Primeiro de tudo confie em voçê própio, todos nós somos capazes de revolucionar nossas vidas, tenha os quadrinhos como um investimento a longo prazo e que é preciso dar quadrinhos de graça primeiro para poder receber lucro depois mais não deixe que expertinhos se aproveitem de sua bondade.
Leia muitos livros de diversos gêneros, leia quadrinhos desenhe muito busque sempre referencias e sempre renove seu trabalho não use a mesma formula de fazer quadrinhos por vários anos trabalhe sempre com fases e em cada fase procure produzir um material diferente e sempre melhor que o anterior.Pesquise muito sobre seus artistas e entre em contato com eles e pegue todas as informações que eles tem de como produzir uma história em quadrinhos.
Se possível esteja fazendo sempre cursos, arranje um amigo que saiba desenhar mais que vc e peça para ele lhe dar aulas,um que saiba escrever e peça para que ele lhe ensine a escrever.
Seja sempre auto critico,não faça nenhum trabalho de qualquer jeito, mesmo que ele for demorar mais que o esperado para ficar pronto prefira produzir algo de mais qualidade em mais tempo de trabalho do que algo de qualidade inferior em menos tempo.
E entrem para o estúdio caravana para receber nossos quadrinhos envie dois selos de no mínimo 50 centavos para:
liberto r-roraima,32-ferraz/sp
cep: 08506-320
Confira abaixo algumas tiras dele: ( caso esteje pequena clique nela para aumentar )





0 comentários:
Postar um comentário